«Ícones FashionTV08/07/2016 14:06

Gabrielle Bonheur Chanel foi uma das maiores estilistas da Europa, especializada em peças de luxo e perfumes refinados. Seu apelido Coco, pelo qual é conhecida, é inspirado na canção “Qui qu’a vu Coco dans I’Trocadéro”, que costumava interpretar. Sua relação com a moda começou cedo, aos 18 anos, quando aperfeiçoou-se como costureira no Instituto Notre-Dame, em Moulins.

 

Sempre com a ambição de superar a pobreza, seu primeiro empreendimento foi uma loja de chapéus, que logo a levou para as revistas mais famosas de Paris. Coco Chanel tinha em seu círculo social muitos artistas importantes, como Pablo Picasso e Greta Garbo, que apreciavam seu carisma incontestável. As roupas criadas pela estilista vestiram grandes atrizes de Hollywood, e seu estilo ditava moda no mundo inteiro.

 

Entre as inovações de Coco estão as primeiras calças femininas. Além de confecções, ela desenvolveu perfumes com sua marca: o Chanel Nº5 se tornou um de seus maiores sucessos. Também é dela a expressão “pretinho básico”, que designa um vestido curinga, clássico e chique que toda mulher deve ter em seu guarda roupa. Coco ganhou diversas homenagens, incluindo livros e filmes. Sem sombra de dúvidas, esse ícone de estilo deixou um legado que perdurará por séculos.